sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Contrabando de Pau Brasil

Piratas franceses roubavam Pau Brasil nas costas da Paraíba
Em 1597 uma armada francesa com 13 navios, com pretensões de fundar novas bases na costa brasileira desembarcou 350 homens e investiu contra a Fortaleza que contava com um minguado grupo de 20 soldados, um capitão e apenas 5 canhões. A guarnição da Santa Catarina conseguiu imprimir, grandes baixas aos invasores que estes se puseram em fuga com várias naus em chamas, sem saber que o forte estava praticamente desguarnecido. Aquela foi a última tentativa francesa no sentido de se apoderar de um pedaço do território do Nordeste.
Até o ano de 1601 a Fortaleza tinha um contingente de 25 homens, incluindo o capitão e dispunha de 14 canhões, sendo 3 de bronze. Os canhões eram tubos de ferro ou bronze, mal fundidos e sem qualquer aparelho de pontaria; não raro, a peça explodia em vários pedaços matando o operador.

Fatos Que Motivaram as Invasões Holandesas


Engenho na Paraíba ilustração de Frans Post no livro de Barlaeus

No final do século XVI a Holanda se tornara uma potência dos mares, chegando, na metade do século XVII, a ter a maior frota mercante do mundo.Os holandeses mantinham intensa parceria comercial com Portugal e suas colônias, especialmente com o nordeste brasileiro, onde participavam de todo o ciclo da indústria açucareira, com a implantação de engenhos, financiamento de insumos e mão de obra e vendendo nosso açúcar na Europa. Chegaram a manter usinas de beneficiamento de açúcar em Amsterdam, para onde levavam o açúcar grosso que era taxado com valor bem abaixo do açúcar branco. Assim, detinham conhecimentos e estrutura suficientes para o sucesso comercial holandês na Europa.
Com a anexação de Portugal à Coroa Espanhola, toda essa parceria e cordialidade foram proibidas por Filipe II da Espanha, que combatia a  Holanda, movido por seu fanatismo e intolerância religiosa. Além disso, Filipe II que se negara a pagar os empréstimos holandeses, na implantação da produção de açúcar no Nordeste. Reside aí, um dos motivos para a iniciativa da invasão holandesa ao Brasil. A Holanda defendia os seus investimentos e negócios aqui existentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo! Comente, critique, dê sugestões. Tudo de forma equilibrada, educada, respeitando a opinião dos outros.